O LAESP

O Laboratório de Estudos sobre Conflito, Cidadania e Segurança Pública é um núcleo de pesquisas criado em 2012 no âmbito do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (DSP/UFF). Atualmente é vinculado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC), criado em 2017 em reconhecimento à excelência dos estudos e pesquisas desenvolvidos pelo Grupo desde sua fundação. O IAC é dirigido pelo professor e antropólogo Lenin Pires (2017-2021),  fundador e coordenador do LAESP.

Também compõe o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), primeiro INCT absorvido no organograma das universidades públicas brasileiras, ativo na UFF desde 2009.

ATUAÇÃO

O Núcleo funciona através de reuniões periódicas e organização de atividades acadêmicas, tais como seminários, encontros, entre outros. Reúne pesquisadores doutores e doutorandos, mestres e mestrandos, graduados, graduandos e estudantes de segundo grau que participam de seus projetos. Realiza pesquisas de natureza interdisciplinar, orientando a construção de suas abordagens a partir de estudos empíricos e comparados, por contraste.

Atualmente as pesquisas desenvolvidas estão vinculadas aos departamentos e programas de pós-graduação da UFF. Entre eles, os departamentos de Segurança Pública e Ciência Sociais tem maior destaque. A atuação do LAESP também se estende a outros departamentos, trabalhando em conjunto com programas de pós-graduação em Antropologia, Sociologia e Direito e Justiça e Segurança da Universidade. Suas reuniões ocorrem, principalmente, na sede do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFF, sede do INCT-InEAC.

PESQUISA

O Núcleo desenvolve estudos relacionados aos conflitos, cidadania e segurança pública, destacando os esforços por compreender o que chamamos de “dinâmicas de circularidade”. Estas últimas referem as configurações e arquiteturas políticas – formais e informais – responsáveis por promover ou obliterar as circulações de sujeitos sociais e objetos numa sociedade. No nosso entender tais dinâmicas instituem mercados e distintas práticas voltadas para administrar conflitos que emergem em seu interior. Igualmente, possibilitam formas de exercício da política, com as quais se veiculam sensos de justiça variados.

Privilegia a realização de etnografias, o que significa que os dados são construídos com os interlocutores da pesquisa e não sobre eles. Outras técnicas das ciências humanas sociais também compõem o mosaico de abordagens e análises sócio-antropológicas e jurídicas.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Entre em contato conosco.